O presidente de El Salvador, Nayib Bukele, afirmou que as quadrilhas salvadorenhas pretendem evoluir para “uma guerrilha”, para posteriormente converterem-se em partidos políticos. Segundo ele, a Organização dos Estados Americanos (OEA) estaria de acordo com o plano. É o modelo dos chamados “acordos de paz”, afirma.
Bukele diz que o plano foi proposto durante o governo de Mauricio Funes (2009-2014) e aceito pelo Frente Farabundo Martí para la Liberación Nacional (FMLN), o partido nascido de varias organizações político-guerrilheiras que participaram na guerra civil entre 1980 e 1992.
A denúncia de Bukele sinaliza uma linha de ação para debilitar as estruturas jurídicas dos Estados nacionais, através da chamada “justiça transicional”, como aconteceu na Colômbia.

Español
Msia Informa
