Economista italiana detona mitos sobre setor público x privado

Aldo-e-Mariana-Mazzucato-Ag-Brasil

Por onde anda, a economista ítalo-americana Mariana Mazzucato não passa despercebida com as suas contundentes intervenções nos debates econômicos, que têm contribuído para demolir os mitos criados sobre a suposta inferioridade do Estado em relação à iniciativa privada, como agente econômico. Com base em evidências históricas, em vez de mera ideologia, ela critica o discurso neoliberal de que as funções do Estado deveriam ser “facilitar, administrar, regular e depois, sair”. Se um país fizer isso, diz ela, “não há inovação e não há crescimento de longo prazo, Porque o Estado tem sempre criado o mercado”.

Segundo ela, um crescimento econômico sustentado por longo período não pode dispensar parcerias efetivas entre instituições públicas e privadas, o que somente é possível com um “Estado forte”.

Professora da Universidade de Sussex, Inglaterra, Mazzucato é considerada uma das maiores especialistas mundiais em inovação e assessora de vários governos, inclusive o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) brasileiro. É autora do livro O Estado empreendedor – desmascarando o mito do setor público vs. setor privado, publicado no Brasil pela Companhia das Letras.

Em maio, ela esteve no Brasil para conferências e se reuniu com a presidente Dilma Rousseff e alguns ministros, como Aldo Rebelo, do MCTI. Na ocasião, concedeu algumas entrevistas que recomendamos enfaticamente aos leitores, pela clareza de suas colocações.

Valor Econômico

Exame

Globo News

x

Check Also

A craca neoliberal e o exclusivo “capitalismo sem risco” brasileiro

No final de março, quando já havia certeza sobre o grande impacto da pandemia de ...